Solstício de Dezembro -A A +A

Hoje, dia 21 de dezembro de 2017, às 16h28 UT (15h28 dos Açores) o Sol atingirá o seu ponto mais baixo no horizonte celeste do hemisfério norte, celebrando-se o Solstício de inverno e, consequentemente, o início do inverno.

21 de dezembro contará ainda como o dia mais curto e a noite mais longa do ano. Nos Açores, o Sol "nasceu" às 07:54 e pôr-se-á às 17h28, confirmando assim o amanhecer mais tardio e o ocaso mais precoce de todo o ano. A partir deste dia, os dias tornar-se-ão gradualmente maiores (e a noites menores), até que se atinja o verão.

 

Imagem por Ricardo Cardoso Reis

Tal como podemos ver pela imagem, o Sol também atingirá neste dia o ponto mais inferior no nosso horizonte celeste durante todo o ano.

Este fenómeno acontece, bem como as estações, devido à inclinação do eixo terrestre (de 23,5 graus) e ao movimento de translação da Terra à volta da nossa estrela, o Sol.

Assim, e como podemos ver na imagem, o hemisfério norte e o hemisfério sul trocam de posição, ao longo da órbita terrestre à volta do Sol, estando um deles, a determinado momento, mais diretamente iluminado pelo Sol que o outro. Por esta razão, no dia 21 de dezembro, no hemisfério sul, acontecerá o Solstício de verão. Assim, é a inclinação da Terra, a não sua proximidade ao Sol, que determina as estações.