O Mundo da Ciência | Rubrica Açores Hoje -A A +A

"O Mundo da Ciência" é uma rubrica quinzenal do programa Açores Hoje apresentada pela Rede de Centros de Ciência dos Açores (RECCA) e dá a conhecer o trabalho de divulgação científica destes centros assim como as atividades por estes desenvolvida. O programa revela ainda, numa abordagem informal, as novidades da Ciência e da educação científica.

 

EP. 15 | Robótica para todos

Hoje falamos com Fernando Ribeiro, da Universidade do Minho, sobre a importância da Robótica para a tecnologia e para a educação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EP. 14 | passeio geológico por pdl

Desta feita, acompanhamos os técnicos do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores pela cidade de Ponta Delgada para como as rochas são o "edifício" das nossas cidades.

EP. 13 | Corais de mar profundo

Neste episódio a Joana Cruz do Observatório do Mar dos Açores, sediado na Fábrica de Porto Pim, Horta, irá nos revelar um pouco mais sobre os mistérios dos corais de água fria, ou corais do mar profundo.

EP. 12 | Um Mar de Plástico

Neste episódio seguimos até ao Expolab - Centro de Ciência Viva da Lagoa para falar com José Teixeira do CIIMAR para conhecer a exposição "Mar de Lixo" que está patente neste Centro de Ciência

EP. 11 | Microorganismos nas mãos

No episódio desta semana visitamos o Observatório Microbiano dos Açores nas Furnas para saber que microorganismos habitam nas nossas mãos e a importância que eles têm na nossa vida.

EP. 10 | Bruno Leibundgut (ESO)

Neste episódio falamos com o diretor científico do Observatório Europeu do Sul (ESO), Bruno Leibundgut, aquando da sua visita ao Observatório Astronómico de Santana - Açores.

EP. 09 | Ilustração Científica

Neste novo episódio da rubrica "O Mundo da Ciência", do programa Açores Hoje, visitamos o Expolab na companhia do Professor Frias Martins que nos explica a importância da Ilustração Científica.

EP. 08 | Ciclo Biodiversidade Microbiana

Em parceria com a Universidade dos Açores e o Colégio do Castanheiro, o Observatório Microbiano dos Açores recebeu o ciclo de palestras "Biodiversidade Microbiana dos Açores".

EP. 07 | Vulcanismo na Ponta da Ferraria

Neste epísódio o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores leva-nos numa exploração das principais características vulcanológicas e geológicas da zona da Ponta da Ferraria, em São Miguel.

EP. 06 | Jared Espley (NASA)

Falamos com o cientista planetário Jared Espley, sobre o seu trabalho na NASA e em especial na sonda espacial Juno, que se encontra desde 2016 em Júpiter.

EP. 05 | Conheça o OMA

Neste epísódio fica a conhecer as atividades e as instalações do Observatório do Mar dos Açores, localizado na Fábrica da Baleia no Porto Pim, no Faial.

EP. 04 | Máquina de Rabiscos

O Expolab - Centro de Ciência Viva dá a conhecer o seu espaço Dóing! e mostra como é possível construir uma máquina de rabiscos com material reciclável.

EP. 03 | Conheça o OVGA

Neste novo episódio, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores dá a conhecer os conteúdos museológicos presentes no seu Centro de Ciência.

EP. 02 | Almanaque Astronómico

O Observatório Astronómico de Santana - Açores apresenta o seu novo almanaque astronómico neste episódio da rubrica "O Mundo da Ciência".

EP. 01 | Conheça o OMIC

O Observatório Microbiano dos Açores dá a conhecer o seu Centro de Ciências nas Furnas no primeiro episódio da rubrica "O Mundo da Ciência".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O programa Açores Hoje, na RTP Açores, aborda temas regionais, com reportagens de todas as ilhas dos Açores e com a presença regular de convidados em estúdio para mostrar e falar sobre tudo o marca a atualidade social e cultural da Região.

A rede de Centros de Ciência dos Açores é uma estrutura criada pelo Governo dos Açores que agrega diversos espaços de divulgação científica. Para além dos objetivos comuns de promoção da cultura científica, em diferentes áreas do conhecimento, liga-os o caráter interativo e de abertura à comunidade.

http://centrosciencia.azores.gov.pt