Nikola Tesla (10-07-1856) -A A +A

Nikola TeslaO Estado de Nova Iorque, bem como outros estados americanos, consideram o dia 10 de julho, como o dia Tesla, uma vez que Nikola Tesla nasceu neste dia há exatamente 157 anos, em Smiljan, Lika, cidade do antigo império Austríaco, hoje uma região da atual Croácia.

Apesar de ter acabado a sua vida praticamente no esquecimento, Nikola Tesla é hoje reconhecido como uma cientista visionário e muitos dos seus contributos para a Ciência podem ainda ser sentidos na tecnologia do nosso dia a dia.

Entre as suas contribuições nos campos da engenharia mecânica e eletrotécnica, estão os sistemas de potência elétrica em corrente alternada, sistemas polifásicos de distribuição de energia, o efeito Tesla de transmissão sem fio de energia, a robótica, o controle remoto, o radar, a ciência computacional e a balística. A invenção mais famosa, no entanto, é aquela sobre a qual reside a maior controvérsia: o rádio.

A paternidade do aparelho mudou de mãos em disputas judiciais e de motivação comercial. Na batalha, o austríaco sofreu com a fragilidade financeira perante o italiano Guglielmo Marconi, mais sensível à comercialização do aparelho.

Tesla estudou na Realschule, Karlstadt em 1873, o Instituto Politécnico em Graz, na Áustria e na Universidade de Praga, altura em que se fascinou pela eletricidade, o que lhe propulsionou para uma carreira como engenheiro eletrónico numa companhia telefónica em Budapeste, no ano de 1881.

Mais tarde, Tesla recebeu e aceitou uma oferta para trabalhar para Thomas Edison, em Nova Iorque. Foi aqui que a sua divergência de opinião com Edison sobre corrente contínua e corrente alternada começou. Apesar de muitas descobertas profícuas, as divergências entre Tesla e Edison resultaram na recusa, por parte de Tesla, em dividir o Prémio Nobel da Física entre os dois, em 1912. O prémio acabou nas mãos de outro pesquisador.

Saiba mais sobre Tesla:

Notícias Terra

Info Escola

Tesla Society

PBS