Nicolau Copérnico (1473 - 1543) -A A +A

Nicolau Copérnico, matemático e astrónomo, de origem polaca, foi responsável por uma das teorias mais importantes - o Heliocentrismo, que coloca pela primeira vez o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro).

Nasceu em 1473, em Torun (Polónia), e morreu em 1543, em Frauenburg, tendo criado nesta cidade um observatório astronómico (denominado Curia Copernica). Era filho de um abastado mercador e estudou matemática e astronomia com Brudzewo na Universidade de Cracóvia. Foi também cónego da Igreja Católica, governador, administrador, jurista, astrólogo e médico. 

A sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol  como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é tida como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna.

Copérnico demonstrou a existência de dois movimentos dos planetas (sobre si mesmos e em torno do Sol). Alguns meses antes de morrer, saiu das prensas de Nuremberga o seu célebre trabalho Das Revoluções dos Corpos Celestes (ou De revolutionibus orbium coelestium libri VI), tendo-o dedicado ao papa Paulo III.

Copérnico acreditava que o Sol, e não a Terra, estava no centro do Sistema Solar, opondo-se assim às doutrinas sustentadas pela Igreja do seu tempo a à Física de Aristóteles, por ela sustentada. Esta obra foi contudo salvaguardada inicialmente pelo prefácio de Andreas Osiander, que dizia ser o conteúdo apenas uma exposição de um método matemático que poderia auxiliar no cálculo das posições planetárias, que poderia ser falível, e não perante uma teoria incontestável.

Durante trinta anos desenvolveu estudos sobre hipóteses segundo as quais a rotação e o movimento orbital da Terra seriam responsáveis pelo movimento aparente dos outros corpos celestes. Os problemas com a Igreja Católica advieram das ilações de cariz filosófico retiradas por Giordano Bruno, um antigo frade dominicano queimado pela heresia panteísta dos seus pensamentos. Outra obra relevante deste astrónomo é a Dissertatio de optima monetae cudendade ratione, de 1526.

Fontes: Sociedade Portuguesa de Matemática / Infopédia