Não há Luas "Sangrentas"! (Mas há 4 eclipses totais da Lua) -A A +A

Tem havido algumas mensagens pela internet a falar de "Luas Sangrentas" e que algo de incrível está para a acontecer nos próximos tempos. Bem, não existem Luas Sangrentas. No entanto, se acharem um eclipse da Lua algo de incrível, então temos boas notícias: apesar de não ser inédito, nos próximos dois anos vão acontecer 4 eclipses totais da Lua: Uma tétrade!

O que é um Eclipse da Lua?
Os eclipses da Lua ocorrem quando a Terra que se interpõe entre o Sol e a Lua, ficando esta no cone de sombra da Terra. Um eclipse da Lua pode ser penumbral, parcial ou total, dependendo da profundidade de sombra que a Lua atravessa.

Mas a Lua vai mesmo ficar vermelha? Isso é normal?
Quando se dá um Eclipse Total da Lua o nosso satélite natural é visto a partir da Terra com um tom entre o alaranjado e o acastanhado, passando pelo vermelho. Ou seja, é normal e é algo que assistimos quando vemos um por do Sol.

Porque fica vermelha?
Como está bem explicado no Artigo de Rui Costa do Astropt.org: "Resulta da refração e da dispersão da luz solar na nossa atmosfera e a que podemos assistir todos os dias em que o céu está limpo. Antes do nascer do Sol ou após o seu ocaso, também vemos o céu a nascente ou poente com um tom mais alaranjado e por vezes avermelhado e, se houver nuvens altas, também as veremos com essa cor.

Durante um eclipse total da Lua, este astro não desaparece, fica muito mais escuro mas ainda é iluminado por essa luz que a nossa atmosfera dispersa e refracta, comportando-se como uma gigantesca lente. Nada de anormal. Sempre foi assim com todos os eclipses totais da Lua."

A sério que fica vermelha?
Em 2011 houve um eclipse total da Lua, podem ver no seguinte vídeo como ficou a Lua:

Mas o eclipses não são fenómenos raros?
Os eclipses da Lua são um fenómeno relativamente frequente. Todos os anos ocorrem pelo menos dois, podendo ser um total e outro parcial, ou dois penumbrais ou 2 totais, etc, etc, etc.

Mas 4 totais em dois anos não pode ser normal, pois não?
"Acontecimento raro? Não tanto! Será, talvez, pouco comum no ciclo de eclipses da Lua. No século XX ocorreram 5 tétrades. No século XXI, já ocorreu uma tétrade, em 2003-2004, tendo os eclipses ocorrido nas seguintes datas: 16/05/2003, 09/11/2003, 04/05/2004 e 28/10/2004. Ao longo deste século ocorrerão ainda mais 7 tétrades."

 
E há algum significado especial por haver 4 eclipses totais em 2 anos?
O melhor é perguntar, "porque haveria de haver?"

 

Para mais sobre as "Luas Sangrentas", veja este artigo: «Luas Sangrentas???»

Para saber mais sobre eclipses e a Tétrade, veja este artigo: Tétrade de Eclipses

 

Data: 11-04-2014