Genoma Humano (14 de abril) -A A +A

No dia 14 de abril é anunciado que o Projeto Genoma Humano (PGH) tinha sido concluído com sucesso , com a sequenciação de 99% do genoma humano, numa precisão de 99,99%. Aliado a este avanço,  comemorou-se os 50 anos da descoberta da estrutura do DNA - dupla hélice, por Watson e Crick. 

O PGH consistiu num esforço internacional para o mapeamento do genoma humano e a identificação de todos os nucleótidos que o compõem. Após iniciativa dos Institutos Nacionais da Saúde dos EUA, centenas de laboratórios de todo o mundo se uniram à tarefa de sequenciar, um a um, os genes que codificam as proteínas do corpo humano. 

O projeto foi fundado em 1990, com prazo de conclusão de 15 anos e foi James Watson quem assumiu inicialmente a direção do projeto. O PGH foi um consórcio internacional, no qual 17 países iniciaram programas de pesquisas sobre o genoma humano. Os maiores programas desenvolveram-se na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, República Popular da China, Coreia do Sul, Dinamarca, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, México, Países Baixos, Reino Unido, Rússia e Suécia.