EMERGENCE @Açores -A A +A

O EMERGENCE@Açores é um evento onde se reúnem cientistas, programadores, criativos, e outros interessados no tema de comunicação de ciência, para juntos comunicarem, para um público não científico, conceitos complexos em investigação científica tirando partido das atuais tecnologias de media digitais.

+Informações e candidaturas em: http://acores.emergencehackathon.com/

É um criativo? Um cientista? Um programador? Um comunicador? Então candidate-se a participar neste Hackathon: um evento intensivo de 5 dias em que os participantes estarão imersos num ambiente colaborativo, explorando tecnologias de media digitais (ex: filme, tecnologias interativas, VR) com um foco na criação de histórias para experiências lineares e experienciais. Durante todo o evento, cada equipa terá o apoio de um mentor, que assumirá a função de produtor, garantindo assim que cada equipa está no caminho certo para completar o seu projeto no tempo permitido. Espera-se que os participantes trabalhem em equipa durante todos os 5 dias, sejam criativos, e, claro, se divirtam!

Os créditos (ou propriedade intelectual) relativos aos projetos desenvolvidos durante o evento ficarão dos autores do trabalho (participantes).

Ciência e Criatividade – Uma aposta do Governo dos Açores

O contexto de transformação em que vivemos exige, cada vez mais e, por parte de todos nós, respostas céleres e uma compreensão crítica da realidade, independentemente das áreas que se queiram considerar.

É, precisamente, por acreditar que urge continuar a apostar nas áreas da ciência, da tecnologia, das engenharias, das matemáticas e da robótica e da programação, que o Governo dos Açores tem promovido, desde há muito, uma série de iniciativas que promovem a literacia científica e digital, ao mesmo tempo que promove a ligação entre a arte, a ciência e a cultura, numa lógica de promoção da criatividade.

Neste contexto o Governo dos Açores lança agora o desafio EMERGENCE@Açores, um intenso hackathon de 5 dias, destinado a despertar a criatividade e o pensamento crítico na sociedade açoriana, encorajando os cidadãos a envolverem-se num processo verdadeiramente colaborativo de comunicação da ciência, e promovendo, assim, a verdadeira “Ciência Cidadã”.

Este evento tem como objetivo reunir cientistas, programadores, artistas, e outros, para juntos comunicarem conceitos complexos em investigação científica tirando partido das tecnologias de media digitais.

Esta iniciativa promovida pelo Governo Regional dos Acores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) e Direção Regional para a Ciência e Tecnologia, decorrerá de 14 a 18 de abril no Arquipélago – Centros de Artes Contemporâneas, na cidade da Ribeira Grande.