Charles Darwin (1809-1882) -A A +A

Em 2014 contam-se 205 anos desde que o mundo viu nascer, a 12 de fevereiro de 1809, o naturalista britânico Charles Robert Darwin.

Darwin começou a interessar-se por história natural na universidade enquanto era estudante de Medicina e depois de Teologia. Durante quatro anos, nove meses e cinco dias, entre 1831 e 1836, Darwin viajou à volta do mundo a bordo do navio HMS Beagle e chegou mesmo a pisar o Arquipélago dos Açores*.

As suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural. Em 1859 é publicada a sua obra mais conhecida “A Origem das Espécies”, onde introduz a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, através da teoria da Seleção Natural. No mesmo ano é distinguindo com a medalha Wollaston pela Sociedade Geológica de Londres.

Ingressa na Royal Society e continua a sua pesquisa, escrevendo uma série de livros sobre plantas e animais, incluindo a espécie humana, onde se destacam mais duas obras: "A descendência do Homem e Seleção em relação ao Sexo" (1971) e a “Expressão da Emoção em Homens e Animais" (1972).

* Pereira, J. N. G. & Neves, V. (2009): Darwin nos Açores – Diário Pessoal com Comentários. Oma.