Adeus Lutetia! (10-07-2014) -A A +A

ESA 2010 MPS for OSIRIS Team MPS/UPD/LAM/IAA/RSSD/INTA/UPM/DASP/IDAEsta imagem mostra uma impressionante visão do grande asteróide Lutetia, tal como foi observado pela sonda Rosetta da ESA na sua trajetória de 10 anos em direção ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Essa semana, mais precisamente no dia 10 de Julho, marca o 4º aniversário desde que a sonda Rosetta sobrevoou este antigo corpo rochoso, em 2010. Durante a sua passagem, a sonda capturou várias imagens de alta resolução com o instrumento OSIRIS (Optical, Spectroscopic and Infrared Remote Imaging System), e ainda obteve um importante registo espectral e mapas de temperatura da superfície deste gigantesco corpo do sistema solar.

A imagem em destaque foi disponibilizada pela ESA (Agência Espacial Europeia) e mostra o grande asteróide Lutetia visto durante a maior aproximação da sonda Rosetta, a cerca de 3170 km da superfície do Lutetia, antes de iniciar o seu afastamento. Com esta aproximação de Rosetta, foi possível aos astrónomos caracterizara grande variedade de crateras e feições geológicas deste antigo asteróide, que parece ter-se formado há 4 mil milhões de anos atrás, nos primeiros "anos de vida" do nosso Sistema Solar.

A sonda Rosetta foi lançada em 2004 e, dez anos depois, no dia 6 de Agosto, irá finalmente atingir o seu objetivo: o Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Nesse dia, espera-se que Rosetta "pouse" na superfície do cometa e o acompanhe na sua órbita ao redor do Sol. Desta forma, será possível à sonda desenvolver uma estudo sem precedentes à estrutura e composição de um cometa.

Fonte: ESA